Ilha de Boipeba - Bahia - Brasil

Paraíso de tranquilidade e belezas naturais

A Ilha de Boipeba, no litoral da Bahia, é um destino certo para quem está à procura de um lugar tranquilo. Localizada no município-arquipélago de Cairú, formado por 26 ilhas – três delas habitadas –, a ilha se destaca por ter quase 20 quilômetros de praias paradisíacas e quase desertas de areia branca. Um cenário com mar de águas claras à frente e coqueiros e mata intocada ao fundo.

Pousadas e restaurantes simples que conservam a atmosfera de uma região isolada e perfeita para descansar e recarregar as energias. Um destino para contemplar a natureza exuberante e conservada em um ambiente acolhedor e hospitaleiro.

Conheça o rio e as praias da Ilha de Boipeba:

Rio do Inferno

De um lado, o oceano. Do outro, o rio. Para se chegar à Ilha de Boipeba, é necessário atravessar o Rio do Inferno de barco ou lancha, pois não há tráfego de veículos na ilha. Aliás, o rio recebeu esse nome devido à ação dos índios canibais Aimorés, que esperavam, às margens do rio, as embarcações portuguesas – nos anos 1500 – encalharem devido à maré baixa para atacar, matar e comer a tripulação.

Boca da Barra, Outeiro e Pedrinhas

A Praia da Boca da Barra é a primeira praia da ilha em que o Rio do Inferno encontra o Oceano Atlântico. Ela é um ponto de referência para as saídas dos passeios de barco* pela ilha e para a prática de esportes náuticos. Mais adiante se chega à Praia do Outeiro: uma praia com areia de cascalho e opções de pousadas à beira mar. E mais à frente há uma praia com diversos tipos de pedras, o que a levou a ser chamada de Praia das Pedrinhas.

Tassimirim e Cueira

Um dos principais pontos de desova da tartaruga marinha fica na Praia de Tassimirim, num extenso coqueiral. A praia é também um excelente local para a prática de mergulho. Ela faz divisa com a Praia da Cueira, que já foi eleita uma das mais belas praias do Brasil.

Moreré e Bainema

Relaxe e contemple o dia na Praia de Moreré, localizada em uma enseada de águas tranquilas e piscinas naturais nos recifes de corais. Quando a maré está baixa, um banco de areia surge e é possível caminhar pela praia. Para se chegar até lá, frete uma lancha desde a Boca da Barra. Aproveite e vá à vila de pescadores de Moreré e prove as delícias feitas no local com os frutos do mar que são abundantes na região. Ao final da Praia de Moreré se chega à Praia de Bainema, que possui extenso coqueiral e algumas casas de veraneio.

Ponta dos Castelhanos

O nome se deve ao naufrágio de um navio espanhol na época do descobrimento do Brasil. Embora tenha sobrevivido ao naufrágio, os tripulantes foram comidas pelos índios canibais. Os restos do navio se encontram no fundo do mar até hoje. Ademais, a Ponta dos Castelhanos é uma praia deserta conhecida por sua extensão – não há nada nas imediações a não ser o mar e a mata – e por ser um excelente ponto de mergulho e desova de tartarugas marinhas. É a última praia antes dos manguezais da ilha.

* Passeios de barco: para se conhecer a Ilha de Boipeba por completo, só pelos passeios de barco. Há passeios que contornam a ilha em lanchas rápidas de acordo com a tábua das marés. E existem os passeios mais longos, que chegam a durar quase um dia inteiro.

Agende sua viagem e depois programe seus passeios com a Agência Coco Dendê: +55 (xx75) 3653-6275 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Passeios

Passeio Volta a Ilha de Boipeba

Quer conhecer a Ilha Inteira? O Passeio é muito bom para aqueles que tem poucos dias na ilha ou para conhecer a ilha toda e depois voltar e aproveitar as praias que mais gostou.

Passeio de Canoa pelo Mangue

O manguezal é um ecossistema costeiro de transição, formado pelo encontro das águas dos rios com as do oceano, ocorrendo em regiões litorâneas abrigadas.Conhecido como “berçário do oceano”, o manguezal desempenha um importante papel para a reprodução de inúmeras espécies marinhas, terrestres e de água doce.

Passeio para Praia de Castelhanos


O belíssimo destino é um passeio imperdível. Por conta dos arrecifes, o mar fica com piscinas naturais. Quem quiser tomar banho de água doce, há o Rio Catu bem ao lado que tem a água mais fria e verde, e no mar, onde são formadas piscinas naturais quentinhas, azuis e rasas na maré baixa No local é possível comprar bebidas e petiscos, como o delicioso pastel de lagosta e caranguejo.

Passeios em Boipeba

Passeio de Observação das Baleias Jubarte

De Julho a Outubro temos encontro marcado com as Baleias Jubarte em seu habitat natural em uma aventura de tirar o fôlego.

Passeio de Canoa pelo Mangue

O manguezal é um ecossistema costeiro de transição, formado pelo encontro das águas dos rios com as do oceano, ocorrendo em regiões litorâneas abrigadas.Conhecido como “berçário do oceano”, o manguezal desempenha um importante papel para a reprodução de inúmeras espécies marinhas, terrestres e de água doce.

Passeio para Garapuá

Mais a sul do Morro de São Paulo, ainda na Ilha de Tinharé (Ilha vizinha a Boipeba), fica a Praia de Garapuá, uma “joia rara” de águas mornas e com um conjunto espetacular de piscinas naturais que se formam na maré baixa, a apenas 20 minutos de lancha a partir de Boipeba.

Passeio para Morro de São Paulo

Situado na Ilha Vizinha, está o famoso Morro de São Paulo.Um lugar lindo, sofisticado e badalado.

Pousadas em Boipeba

Pousada Casa Namoa

Oferecendo um restaurante e acomodações em estilo rústico, a Casa Namoa Pousada está localizada no centro de Ilha de Boipeba, a apenas 500 m da praça principal.

Pousada Cavallitos D'Amar

Com terraço e vista do mar, a Pousada Cavallitos d'Amar está situada na Praia Boca da Barra.

Pousada Dendê Loft

Localizados na praia do Outeiro, estes belos bangalôs oferecem vista para o mar e jardins exuberantes. 

Pousada Quartinho de Praia

Rodeada por uma área natural preservada, a Pousada Quartinho de Praia oferece quartos arejados com decoração em estilo rústico.